sábado, 5 de maio de 2012

Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Cristie

Título: Assassinato no Expresso do Oriente
Autor: Agatha Cristie
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 223
Ano: 1934

A história se passa durante uma viagem de trem, e quem está nele? O grande Hercule Poirot, detetive. Depois de uma tempestade de neve, o Expresso do Oriente para no meio do caminho. Quando amanhece, há um passageiro a menos no trem. Um americano é encontrado morto em sua cabine, com 12 facadas em seu corpo. Junto com Bouc e o Dr. Constantine, Hercule investiga todos os passageiros até descobrir a verdade.
Os capítulos do livro são bem curtos, entre 3 à 6 páginas. A linguagem que Agatha Cristie usou  foi um pouco antiga,até porque o livro é um clássico antigo. Em algumas páginas - quase todas – se encontram alguma frase escrita em francês, mas não prejudica a leitura.
Assassinato no Expresso do Oriente é um romance policial curto, objetivo, e que faz você tentar descobrir quem foi o assassino até as últimas páginas, mas é meio impossível, até por que há muitas pessoas envolvidas no caso.
Estava empolgado no livro, desde o começo, mas fiquei muito desapontado no final. Duas soluções são propostas por Poirot. Agatha exagerou nas explicações, fazendo assim o leitor ficar 'confuso', não sei se eu dormi no meio do livro ou não prestei a atenção, o que eu tenho certeza é que tive que pesquisar na internet sobre o final, para assim descobrir o desfecho da história. Mas analisando bem,o livro é bom sim,mas não teve nada que me deixasse 'Meu deus,que perfeito!'.


3 comentários:

  1. Poxa Lucas, nota 3 para um livro de Agatha Christie? E um dos mais famosos. É verdade que a explicação de Poirot no final é minuciosa demais ao invés dele simplesmente gritar: "Este é o assassino!", mas eu achei o final surpreendente, algo inesperado mas que depois de explicado parece óbvio, como na maioria dos livros da autora. Mas foi uma boa resenha que não deixou spoilers.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Mário! Dei nota 3 também pelo fato de eu não achar nada que mudasse em minha leitura,não sei se você entende, mas foi assim, mas resumindo: O livro é bom sim :) Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  3. Assisti ao filme e li o livro também.
    Agatha Christie sempre consegue manter o clima de mistério em seus livre,é cada assassinato mais misterioso que o outro, o leitor fica na expectativa para desvendar o assassinato também.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...