sábado, 23 de junho de 2012

Resenha: Cotoco, de John van de Ruit

Título: Cotoco - O diário perversamente engraçado de um garoto de 13 anos.
Autor: John van de Ruit
Páginas: 387
Editora: Intrínseca
Ano: 2010
NOTA: 5 - Ótimo
A história se passa na África do Sul,em 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o inicio de suas aulas como bolsista num internato para garotos. 
Cercado por pais no mínimo loucos, uma avó gagá e colegas de dormitórios para lá de estranhos.
Milton (que graças ás suas partes íntimas pouco desenvolvidas é apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar no internato, o que não será muito fácil. 

Conheça Os Oito Loucos:
John Milton (Cotoco); Robert Black (Rambo); Charlie Hooper (Cachorro Doido); Simon Brown; Vern Blackadder (Rain Man); Henry Barker (Lagartixa); Sidney Smitherson-Scoot (Barril); Al Greenstein (Esponja)
Esses são só os personagens principais. Ainda tem os professores, que são completamente doidos. Os que eu mais achei importantes foram o Sr. Crispo, o professor de história louco (que, infelizmente, falece no decorrer da trama); e Guv, professor de Inglês e técnico de críquete completamente pirado.

Quase tive um troço. É claro que Guv não iria me dar a bíblia para ler. (Não tenho nada contra a Bíblia, mas não gostaria de ter de ler a Bíblia inteira.) A capa do livro era verde-clarinho, com uma grande águia sobrevoando uma montanha coberta de neve. “Cuide muito bem deste livro, Milton. Ganhei dos meus pais quando fiz 21 anos.” O Guv me deu um tapinha nas costas e foi embora, em meio a fumaça do cachimbo à luz fraquinha do entardecer, corri meus dedos cautelosamente pelas páginas. O livro chamava-se O senhor dos anéis.
Página 107

As loucuras vão desde dar um mergulho noturno (o que é proibido), envolvimento com a professora de teatro (que é esposa de um do monitor chefe) a sessão de invocação de fantasma na capela da escola. Alem dessas "maluquices", Cotoco vive aventuras amorosas com três garotas e ele não consegue se decidir em qual deve investir. 

O livro é escrito em forma de diário, então não se encontra diálogos. Ao contrário do que você deve estar pensando, a leitura não é cansativa e sim prazerosa, pois John van de Ruit escreve de uma forma incrível.
É uma experiência maravilhosa, onde além das risadas, a obra mostra como funciona a mente de um garoto (o que pode ser no mínimo, "estranho", para o sexo feminino). Os pontos positivos são esses, já os negativos, não existe pontos negativos!!! (pelo menos para mim). Como vocês puderam ver, adorei este livro. E o mais incrível aconteceu em quanto eu estava escrevendo esta resenha, descobri que Cotoco é uma série, o que me deixou muito feliz! Então, para quem gosta de um bom livro de comédia, esse é perfeito!

SOBRE A SÉRIE:
#1 Cotoco - O diário perversamente engraçado de um garoto de 13 anos.
#2 Spud - The madness continues (Sem previsão de lançamento no Brasil)
#3 Spud - Learning To Fly (Sem previsão de lançamento no Brasil)
#4 Lançamento previsto para agosto de 2012 na África do Sul. (Sem previsão de lançamento no Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...