quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Resenha: O Leitor de Almas, de Paul Harper















Lore Cha e Elise Currin - esposas de dois poderosos e influentes empresários de San Francisco - estão tendo casos extraconjugais com o mesmo homem. As regras dos encontros são sempre as mesmas - nomes verdadeiros e detalhes pessoais ficam fora do quarto. Mas quando Vera List, a psicanalista de Lore e Elise, percebe que seus arquivos profissionais estão sendo violados e informações confidenciais, medos e fantasias das mulheres estão sendo utilizadas para manipulá-las, o que não passava de uma grande coincidência se torna um perigo fatal.

  Um começo cansativo e um final supreendente. Eis "O Leitor de Almas"
  "O Leitor de Almas" é recheado de narrativa, e quando o livro é chato, isso torna-se um obstáculo para o leitor. Porém, a escrita de Paul Harper é fascinante, sempre  muito carregada de metáforas e diálogos muitas vezes inteligentes. 
  Os personagens foram construídos de uma forma mediócre, o autor focou mais em detalhar cada cena da obra do que elaborar um personagem bacana, bem construído. E no final, isso acaba atrapalhando. Falando em final, esse livro tem um desfecho bem vago, digno de um autor sem experiencia.  
  Apesar de um início super-hiper-mega enrolado, a história em si passa-se de uma forma exageradamente rápida. Tudo ocorre no transcorrer de uma semana. E isso acaba torna-se um ponto negativo - pelo menos pra mim -.

"É o espírito do nosso tempo” disse ela. "Assistir a autodestruição das pessoas, observar vidas que vão por água abaixo, é nosso passatempo nacional. Somos viciados em segredos sujos".

  Eu gostei bastante da divisão do livro, que é feita em dias (neste caso, de segunda à sexta-feira (como escrevi anteriormente)). Os capítulos são pequenos - o que para um livro não tão bom assim funciona bem -, mas não com todos os livros, pois nem com poucas páginas e capítulos pequenos, a história fica emocionante. Ou seja: a leitura não flui de uma forma bacana, tornando "O Leitor de Almas" mais maçante a cada página, até que depois de muito esforço... BUM, o livro torna-se fascinante e cheio de ação de um capítulo para o outro. Eu confesso que odiei isso, pois o autor relaxou bastante do início ao meio da obra, para enfim chegar nas páginas finais e tornar o livro um ótimo romance policial psicológico. 
  Enfim, se você não tem paciência e gosta de uma boa história desde a primeira página, infelizmente não indico a leitura. Mas se você acha que vale apena fazer um esforço pra ser recompensado no final, esse livro é uma boa pedida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...