quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Resenha: Eu Sou o Mensageiro, de Markus Zusak


Ed Kennedy leva uma vida medíocre, sem arroubos. Trabalha, joga cartas com cúmplices do tédio, apaixona-se por uma amiga que dorme com todos os vizinhos do subúrbio e divide apartamento com um cão velho. O pai alcoólatra morreu há pouco; a mãe parece desprezá-lo.
Certo dia, ele impede um assalto a banco e é celebrizado pela mídia. O ato heróico tem conseqüência. Logo depois, Ed recebe enigmáticas cartas de baralho pelo correio: uma seqüência de ases de ouros, paus, espadas, copas, cada qual contendo uma série de endereços ou charadas a serem decifradas. Após certa hesitação, rende-se ao desafio. Misteriosamente levado ao encontro de pessoas em dificuldades, devassa dramas íntimos que podem ser resolvidos por ele. Uma mulher é estuprada diariamente pelo marido, enquanto uma senhora de 82 anos afoga-se em solidão, à espera do companheiro, morto há mais de meio século.
A ele parece caber o papel do eleito, do salvador. Convencido disso, segue instruções e se perde entre ficções de estranhos e sua própria, embaçada, realidade. 

  Gente. Que. Livro. Bom. Finalizei a leitura a poucos minutos e ainda estou em um estado inexplicável. Nem sei como vai sair esta resenha, mas vamos lá:
  Os personagens foram construídos de uma maneira realmente muito boa. Os secundários aparecem em quase todo capítulo, e isso é bom, pois o autor não focou somente no Ed Kennedy, personagem principal da obra. Quando um escritor faz isso em um livro, eu adoro, mas quando o Markus Zusak faz isso, é simplesmente marcante. Cada personagem secundário tem o seu próprio drama. O que mais me chamou atenção foi a história da Audrey, que tem sérios problemas com os seus sentimentos. E o Ed, com o papel de salvador, acaba resolvendo isso de uma maneira incrível.  

"Às vezes as pessoas são bonitas. Não pela aparência física. Nem pelo que dizem. Só pelo que são."
- Página 199.

   O livro tem mensagens simples, mas que acabam tornando-se tocantes. Markus Zusak tem uma narrativa um tanto diferente. A escrita do autor é um pouco espantadora, pois ele consegue com poucas palavras transmitir o que realmente quer transmitir. Resumindo: Zusak tem uma escrita magistral. Sobre a história, mais original impossível! Nunca tinha lido algo tão sensível como "Eu Sou o Mensageiro".  O livro tem todos os aspectos para uma boa obra.  
   A leitura flui facilmente, até porque a história é muito bem escrita desde o seu primeiro capítulo.  O livro é realmente muito viciante, então não comece a ler se não estiver com tempo, porque as palavras vão te consumindo a todo momento, e quando você vê, já passou horas lendo. O livro é dividido em quatro partes, e os capítulos são pequenos, então isso acaba sendo um ponto positivo, pois você fica naquela de "Só mais um capítulo, só mais um capítulo".

"Talvez todos possam superar seus próprios limites de capacidade" 
- Página 318.

   "Eu Sou o Mensageiro" é um livro que passa despercebido, mas que depois de um momento acaba tornando-se algo enorme. Uma história que vou levar pro resto da minha vida. Se você busca um livro tocante, engraçado e inteligente, leia "Eu Sou o Mensageiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...