terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Resenha: Rum: Diário de um Jornalista Bêbado, de Hunter S. Thompson



"Há quem ache o jornalismo uma profissão glamurosa e divertida. Não é o caso de Hunter S. Thompson. E ele fez questão de jogar um balde de rum com gelo em cima dessa idéia, ao contar a história de um repórter norte-americano que tenta viver e trabalhar em Porto Rico. 'Rum' é a primeira experiência de Thompson na ficção. Mostra que seu trabalho vai além daquilo que ele mesmo inventou - o jornalismo gonzo - mistura de literatura, reportagem investigativa e contracultura".

  Apesar do livro ser um clássico do século vinte, a leitura não é chata, e sim muito prazerosa. A cada capítulo acompanhamos as aventuras de Paul Kemp e seus amigos jornalistas em um jornal prestes a fechar, localizado em San Juan. É essa a situação que torna o livro muito cheio de humor, afinal, não encontramos uma história que mescla um assunto sério de um jeito descontraído. 
  O livro tem uma história realmente muito boa, chega a ser hilária em vários momentos, e inteligente a cada frase. Só o prólogo do livro já mostra o quanto a escrita de Hunter S. Thompson é maravilhosamente magistral. A narrativa do autor é muito empolgante. Thompson usa bastante metáforas, o que torna a leitura ótima.
   Os personagens foram construídos da melhor maneira possível. Mesmo tendo cerca de 10 personagens - não sei ao certo -, conhecemos todos de uma maneira suficientemente agradável. Nada muito complexo, nem muito vago. Uma dose perfeita, regada a muito rum.  

“Havia de tudo: de homens honestos e verdadeiramente talentosos a degenerados e perdedores irremediáveis que mal conseguiam escrever um cartão-postal – malucos, fugitivos e bêbados perigosos, um cubano ladrão que carregava uma arma embaixo do sovaco, um mexicano retardado que molestava criancinhas, vigaristas, pederastas e todo o tipo de cancros venéreos em forma humana, e a maior parte deles trabalhava por tempo suficiente apenas para conseguir dinheiro para alguns drinques e uma passagem de avião.”
- Página 13.

   Eu comprei esse livro porque pretendo fazer jornalismo, e durante a leitura me apaixonei mais pela profissão. Como vários adolescentes, muitas vezes fiquei em dúvida em que curso fazer, mas depois de ler “Rum: Diário de um jornalista bêbado”, a dúvida se foi. Que autor, atualmente, faz isso com os leitores? Nenhum!  É realmente difícil achar algo tão emocionante e real assim como este livro. 
  Enfim, se você gosta de uma boa história, com uma narrativa feroz, e pretende tornar-se um jornalista, recomendo muito a leitura! E se você é exatamente o oposto desta descrição, leia o livro do mesmo jeito, pois Thompson escreveu uma obra digna de vários prêmios literários. Um achado genial! 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...