sexta-feira, 17 de maio de 2013

Resenha: As Vantagens De Ser Invisível, de Stephen Chbosky














Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se é real ou imaginário.


   Emocionante e único: "As Vantagens De Ser Invisível"
   Primeiramente: eu amei os personagens. Todos ótimos, cada um possue uma história e um drama diferente. E isso vai moldando o livro a cada capítulo. Sem dúvidas, a participação desses é essencial na história, pois apesar de a obra não ser unilateral - contada por vários pontos de vista - nos aprofundamos na vida de cada um. E isso é legal, pois não fica só em um drama ou romance central. 
   Como eu vi primeiro o filme, não consegui imaginar como seria realmente os personagens diferentemente do elenco. Então para mim, o Charlie se parecia com o Logan Lerman, e a Sam, com a Emma Watson e vice-versa. Mas na verdade isso não atrapalhou muito e muito menos tornou-se um ponto negativo, pois Chbosky não descreveu muito os personagens. Enfim, neste aspecto, o livro não pecou em nenhum momento. 
   Me identifiquei muito com o protagonista de "As Vantagens De Ser Invisível", Charlie. Um garoto totalmente diferente, que ao máximo tenta aproximar-se de todos e agradar a todos também. Não que eu seja exatamente assim, mas Charlie possuiu uma mente bacana. O jeito de pensar dele me agradou muito. Enfim, um personagem um tanto marcante. 
   Outro fato que me agradou foram as referências à livros e músicas. Na página setenta e um tem uma lista bem bacana de algumas músicas, e a maioria são ótimas (Aconselho a darem uma olhada e pesquisar depois). Ler "As Vantagens De Ser Invisível" ouvindo Beatles, Nirvana e U2 deve ser incrível. (Devo fazer um playlist do livro em breve). 

"- Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece."
- Páginas 35. 

   A edição do livro ficou por conta da editora Rocco, com a tradução de Ryta Vinagre. Eu realmente não sei ao certo se a narrativa do autor é simples mesmo, ou se ao traduzir a obra, houve algum problema. Mas o que eu tenho certeza mesmo é que a leitura é muito fácil e flui rapidamente. 
   Confesso que esperava mais do livro, porém mesmo assim - um pouco, bem, pouco decepcionado - achei a obra ótima. Me diverti muito e super recomendo para quem gosta de uma boa história de romance, drama e comédia. Você não irá se arrepender! Segue abaixo um dos momentos mais marcantes do livro: 

Eu sei que tudo isso serão apenas histórias algum dia.E nossas fotos se tornarão velhas fotografias. E todos nós nos tornaremos mãe ou pai de alguém.
Mas agora, exatamente agora, esses momentos não são histórias.
Está acontecendo. Eu estou aqui e estou olhando para ela. E ela é tão bonita.
Eu posso ver. Aquele momento que você sabe que você não é uma história triste.
Você está vivo. E você se levanta e vê as luzes nos edifícios e tudo faz você se maravilhar.
E você está ouvindo aquela música no carro, junto às pessoas que você mais ama no mundo. E nesse momento, eu juro, nós somos infinitos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...