domingo, 16 de junho de 2013

Série: Bates Motel - 1° temporada














Baseada em "Psicose", de Alfred Hitchcock, e dirigida por Carlton Cuse ("Lost"), Kerry Ehrin ("Parenthood") a série "Bates Motel" é situada nos tempos de hoje, e não em 1960, como no filme. 
Após a morte do segundo marido, Norma (Vera Farmiga) e seu filho Norman (Freddie Highmore) se mudam para uma pequena cidade dos EUA onde assumem o comando de um hotel de beira de estrada. O que parecia ser apenas uma pacata comunidade no interior do país, White Pine Bay se revela um lugar onde os moradores escondem diversos segredos, e muitos deles de arrepiar! 

   O que me chamou a atenção logo de cara foi a construção dos personagens - muito bem elaborada. Além de Norman e Norma (Eu ainda acho muito estranho esses dois nomes, mas enfim...), fomos apresentados a alguns outros habitantes da cidade, tendo como os principais:
   Nicola Peltz, que interpreta Bradley, uma filhinha de papai de White Pine Bay - que de todo o elenco, é praticamente a mais "fraca" em relação à atuação. 
Já Olivia Cooke dá vida à Emma, uma menina que sofre de fibrose cística e, por isso, anda com um balão de oxigênio (Me lembrou muito a protagonista Hazel, do livro "A Culpa é das Estrelas", do escritor norte-americano John Green). Mas voltando à série... o engraçado é que ela faz piada das próprias tragédias, o que não a deixa tão dramática assim, ou seja: Cooke fez um ótimo trabalho nesta primeira temporada. 
   Outro personagem que surge na trama é Dylan (Max Thieriot de "A Última Casa da Rua"), filho mais velho de Norma. No começo, o personagem é inédito no enredo, pois em "Psicose" só havia o Norman como filho. Mas enfim, Thieriot não aparece no piloto, mas alguns episódios depois (Não me recordo exatamente qual) o personagem surge, um tanto ranzinza, mas que até o fim da temporada muda quase por completo. Uma atuação boa também. 


















      

   Praticamente todos os episódios possuem um ritmo de tirar o fôlego, sempre focando em algum drama de roer as unhas e de deixar o espectador com insônia. Juntando isso com uma boa trilha sonora, a série é praticamente perfeita. 
   Diferentemente do que muitos pensam, "Bates Motel" possui méritos próprios, porém com algumas referências ao grande suspense de 1960, como por exemplo:

- A chegada dos policiais em momentos importunos;

- Assim como no filme, o cadáver do episódio piloto é retirado debaixo de chuva;

- A construção do novo viaduto faz o motel perder clientes;
- Nas duas produções, os corpos foram jogados nos rios;
- A construção do novo "Bates Motel" é bem fiel ao original. 

   Além desse fator, que deixa "Bates Motel" com uma cara mais "clássica", a série ainda possui um boa fotografia, com um estilo mais voltado para o vintage, o que consequentemente deixa os personagens com um figurino incrível! Estampas florais, de cores suaves e tecidos fluidos reforçam a ideia de que Norma possui sonhos e tudo mais... Já o seu filho, Norman, tem um visual todo certinho, com suas roupas inspiradas do filme que serviu como base para a construção da série. 

















   Episódios favoritos: 01x01 ("First You Dream, Then You Die"); 01x06 ("The Truth") e 01x10 ("Midnight")
   Apesar de o último episódio ter sido apenas bom - não houve tiroteios e muito menos chegou a ser eletrizante - a "season finale" deixou um pouco a desejar. Fora isso, não tenho absolutamente mais nada do que reclamar. O seriado possui um equilíbrio totalmente agradável, sabendo misturar romance, ação e suspense ao mesmo tempo.
   Enfim, "Bates Motel" não fez propaganda enganosa para se promover: a série é mesmo tudo aquilo que seus produtores anunciavam. Com um enredo que mistura diversos gêneros e atores interessantes, a série é provavelmente uma das melhores estreias do ano (Fora "The Following")! Se você ainda não conferiu, está esperando o que? Super recomendo!!!

Obs: a série foi renovada recentemente pela emissora "A&E" e já possui 10 episódios encomendados para sua segunda temporada, que infelizmente, estreia apenas no começo de 2014! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...