segunda-feira, 15 de julho de 2013

Resenha: O Ladrão de Raios, de Rick Riordan






Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

   “O Ladrão de Raios” é um livro muito, muito especial para mim, pois foi esta obra que me fez “entrar”, digamos assim, no mundo da leitura. Li a obra em 2010 pela primeira vez, e desde então a minha estante veio crescendo. Mas apesar de eu já ter lido o livro, me surpreendi muito com a narrativa de Rick Riordan! E não só com a escrita do norte-americano, mas também com o desenrolar do livro, pois eu não lembrava de quase nada! Comecei a leitura me baseando no filme “Percy Jackson e os Olimpianos – O Ladrão de Raios” – que eu sei de cor e salteado – mas acabei que me decepcionando: o filme não seguiu a linha de acontecimentos da obra, excluiu cenas importantes... Mas chega! Não vamos falar da adaptação, e sim do primeiro volume da primeira série "Percy Jackson e os Olimpianos", que incrivelmente envolvente!
   Com 400 páginas, o autor da obra soube desenrolar a história muito bem. Com monstros a cada capítulos, obstáculos para Percy Jackson e os demais heróis, a leitura acaba tornando-se é muito viciante, e quando você vê, já está quase no final do livro.

"(...) - Está determinado - anunciou Quíron. 
Por toda a minha volta, os campistas começaram a se ajoelhar, até mesmo o chalé de Ares, embora não parecessem muito felizes com isso.
- Meu pai? - perguntei, completamente perplexo.
- Poseidon - disse Quíron. - Senhor dos Terremotos. Portador das Tempestades. Pai dos Cavalos, Perseu Jackson, Filho do Deus do Mar. "

   O que eu mais gostei foi a capacidade do autor norte-americano conseguir ensinar mitologia grega de uma forma divertida. E isso é muito notável principalmente entre os diálogos que envolvem Percy Jackson, Annabeth e Quiron. Sem dúvidas, esse é o fator que faz o Riordan ter milhares de leitores. Ou seja: uma narrativa completa!
   Os personagens foram muito bem construídos também. O meu preferido, sem dúvidas, é o Percy. Até hoje não vi um personagem tão completo quanto esse. E isso é muito bom, pois atualmente está em “falta” esse tipo de personalidade na literatura. Mas enfim, fora o filho de Poseidon, logo em seguida vem Annabeth, na minha lista de preferidos. A filha de Atena é apaixonante! E em terceiro lugar: Grover! Existe sátiro mais divertido do que esse? Não! Esse trio (Percy, Annabeth e Grover) é perfeito!  
   Apesar de não ter nenhum fator que me desagradou na obra, fiquei em dúvida em classificar o livro em quatro estrelas, ou cinco. Mas logo depois de finalizar a leitura, fiquei relembrando toda a história e cheguei a conclusão de que não li nenhum livro de ficção tão bom quanto o “Ladrão de Raios”. Enfim, Riordan criou personagens inesquecíveis, assim como uma trama de tirar o fôlego. Se você gosta de uma boa história com muita aventura, recomendo a obra!
   Curiosidades: "O Ladrão de Raios" é o primeiro volume da série "Percy Jackson e os Olimpianos". A obra foi lançada em 2008, e adaptação veio 2 anos depois.  O segundo livro da série é "O Mar de Monstros" e também foi adaptado ao cinema, estreando dia 16 de agosto deste ano. A série ainda possui o terceiro, quarto, quinto e um sexto volume, sendo eles: "A Maldição do Titã""A Batalha do Labirinto""O Último Olimpiano" e "Os Arquivos do Semideus"respectivamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...